O desenvolvimento de habilidades pessoais em profissionais de empresas do transporte aéreo é essencial para o crescimento da empresa.
Vivemos em tempos em que muito se fala sobre o excelente desempenho de maquinários e como o índice de erros praticados por estes se aproxima do zero. E, muitas vezes, este mesmo índice de excelência é exigido para funcionários nas organizações, especialmente em empresas que atuam com prestação de serviços de alto risco. Este seria o caso das companhias aéreas, especificamente relativo à tripulação.
Além da necessidade de um ostensivo treinamento e preparação para ser aprovado para a função, a tripulação passa diariamente por situações de pressão, causada pela necessidade de precisão no desempenho das atividades. Um pequeno erro ou distração pode ser suficiente para que uma situação catastrófica aconteça. Diante deste nível de exigência, é necessário que tais funcionários estejam, além de muito bem preparados tecnicamente, emocionalmente e mentalmente equilibrados para desempenho da função.
Liderança em gestores hoteleiros: por que investir em seu aprimoramento
Em um voo, a equipe de tripulantes é o ativo mais importante. É ela que cuida da segurança dos passageiros, garante o cumprimento dos protocolos e realiza procedimentos de emergência (como evacuações e primeiros-socorros em casos de pousos emergenciais ou acidentes). Além disso, é exigido da tripulação o máximo de gentileza, cortesia e bom atendimento para tornar cada voo memorável e, assim, contribuir para a fidelização dos clientes. Esse nível de exigência e de responsabilidade pode gerar estresse e ansiedade, afetando negativamente no desempenho profissional.
E é justamente a partir de tal contexto que se torna necessário o desenvolvimento de habilidades para lidar com as situações diversas, como tomada rápida de decisão, comunicação clara e eficiente, segurança emocional, eficiência operacional, entre outras.
Quais as vantagens do desenvolvimento de habilidades pessoais em profissionais de empresas do transporte aéreo?
Em geral, o desenvolvimento dessas habilidades contribui para que as pessoas aprendam a lidar com obstáculos enfrentados no dia a dia, seja no trabalho, na faculdade ou em casa, superando-os.
Habilidades pessoais bem desenvolvidas são ainda mais importantes ao enfrentar situações de estresse (como aquelas às quais podem ser submetidos tripulantes de companhias aéreas) com calma e equilíbrio e, desse modo, ser capaz de tomar decisões acuradas. Para isso, uma habilidade essencial a ser trabalhada é a inteligência emocional.
Elaborado pelo psicólogo Daniel Goleman no final dos anos 90, o conceito de inteligência emocional diz respeito à capacidade de identificar sentimentos em nós mesmos e nos outros e, a partir disso, controlar nossas emoções para que sejamos capazes de nos mantermos motivados, bem como de cultivar boas relações.
No caso dos tripulantes de empresas do transporte aéreo, ela contribui para melhorar o relacionamento da tripulação consigo mesmo e com os passageiros. Evita perda do controle em situações extremas, melhorando a tomada de decisões e a eficiência de ação em situações emergenciais.
Para desenvolver essas habilidades, existem soluções direcionadas e personalizadas para atender às necessidades de cada mercado, de acordo com o perfil de cada organização, por meio de cursos e treinamentos associados às técnicas de coaching. Todas essas ações contam com metodologia exclusiva e técnicas inovadoras, para desenvolvimento de soluções singulares para atingir resultado extraordinários.