Eles têm um papel de destaque ao longo de todo processo de relacionamento com o cliente. Essa é uma das razões para investir na liderança em gestores hoteleiros.
O bom atendimento é uma meta importante a ser atingida em negócios de diversos setores. No entanto, em se tratando da hotelaria, ele é muito mais do que isso: o bom atendimento é peça-chave para o progresso contínuo de estabelecimentos pertencentes ao segmento.
Por mais que atributos como a limpeza e o estado de conservação dos ambientes sejam importantes para hotéis, pousadas, resorts, e outras organizações, atender aos hóspedes da melhor maneira possível durante sua estadia é uma verdadeira prioridade. Afinal, contribuir para o bem-estar dos visitantes, proporcionando comodidade, segurança e satisfação é a base do segmento hoteleiro.
Em outras palavras, é durante as mais variadas interações que acontecem entre visitantes e os colaboradores que são construídos os relacionamentos entre as organizações e as pessoas, gerando experiências memoráveis. Funcionários podem ser considerados “representantes” das marcas, que acabam por agir e falar em nome delas, enquanto tais relações podem ser entendidas como capazes de definir o sucesso dos estabelecimentos.
Isso porque, principalmente nos dias de hoje, na era da internet e das redes sociais, é preciso tomar cuidado e estar sempre atento. Ambas são espaços nos quais os internautas podem se expressar quase que livremente e postagens ou avaliações, que podem ser tanto positivas quanto negativas, e têm seu peso na hora em que fazemos escolhas e tomamos decisões como, por exemplo, para qual lugar viajar e onde se hospedar.
Dessa forma, é sempre interessante procurar aperfeiçoar e desenvolver determinadas habilidades interpessoais em funcionários de “linha de frente”, por meio de cursos e outros treinamentos, para que possam atender cada vez melhor os clientes. A formação promove também engajamento com os objetivos organizacionais, reduzindo problemas de turnover e resolvendo outros contratempos. Uma dessas habilidades é a capacidade de liderança em gestores hoteleiros.
Por quais razões desenvolver habilidades de liderança em gestores hoteleiros é essencial?
Gestores têm um papel de destaque ao longo de todo processo de relacionamento com o cliente. Isso acontece, em primeiro lugar, porque seu comportamento é visto como um exemplo: como um comportamento no qual os demais funcionários podem e, por vezes até devem, se espelhar e, desse modo, suas atitudes conseguem afetar pontualmente àqueles a quem coordena.
Em segundo lugar, são eles que norteiam as ações dos outros trabalhadores, estabelecendo diretrizes e parâmetros a serem seguidos e conduzindo essas ações.
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Sendo assim, o desenvolvimento da capacidade de liderança em gestores hoteleiros faz toda a diferença.
Quanto mais desenvolvida for, melhor o gestor será capaz de se comunicar, bem como de organizar e orientar outras pessoas, difundindo a cultura da empresa e buscando bons resultados.
A liderança também contribui para que gestores sejam capazes de atender melhor os clientes, estabelecendo relações mais satisfatórias e uma comunicação mais clara e, por consequência, funcionários da “linha de frente” também. Por esses motivos, é preciso investir no aprimoramento da liderança em gestores hoteleiros, acompanhando sua atuação e a performance de suas equipes.