Endomarketing em hospitais e clínicas: garantindo resultados por meio da motivação

O que um investimento em motivação de colaboradores pode trazer para o seu negócio na área da saúde? Está na hora de pensar de dentro para fora. Comece a colher os frutos dessa estratégia poderosa. O endomarketing consiste exatamente nessa premissa da motivação, e pode ser um verdadeiro catalisador para o sucesso do seu estabelecimento.
Encarando as pessoas como um recurso valioso, você será capaz de guiar as equipes envolvidas a serem cada vez mais engajadas, qualificadas e bem dispostas. A consequência será a garantia de uma maior satisfação dos seus clientes. Isso refletirá diretamente em seus lucros.
Quer entender melhor os motivos pelos quais você deve trilhar esse caminho? Veja a seguir os benefícios que o endomarketing tem para te oferecer!

Retém talentos indispensáveis

Como dono ou gerente de um estabelecimento da área da saúde, você constantemente encara problemas que não são exclusivos do setor de recursos humanos. Não é simples encontrar profissionais com o conhecimento e aptidão necessários. Da mesma forma, equipamentos e suprimentos precisam ser periodicamente readequados.
É por esse mesmo motivo que é tão necessário reter os recursos humanos confiáveis que você já possui. Ou seja, fornecendo expectativas de trabalho claras, uma supervisão capacitada e, claro, motivação. Afinal, o cenário desfavorável que afeta pode estar afetando o seu negócio é o mesmo que afeta o ambiente de trabalho dessas pessoas.
Então, para aumentar a satisfação e compromisso de profissionais valiosos e qualificados com o seu estabelecimento, será necessário investir pontualmente nessas pessoas. Uma tática que tem se mostrado verdadeiramente eficaz é o incentivo ao autoconhecimento.
O desenvolvimento individual de cada colaborador os levará a entender suas competências e habilidades mais fortes, e enxergar sua marca pessoal. A partir disso eles poderão aproveitá-las ao atuar profissionalmente. Ao sentir que eles tem espaço para exercer sua individualidade no ambiente de trabalho, eles estarão cada vez mais propensos a permanecer.
Outro benefício dessa estratégia é que o exercício do autoconhecimento é um mecanismo único. Ele é capaz de proporcionar qualidade de vida e saúde mental. Essas, por sua vez, são as principais formas de prevenir que os funcionários precisem, por exemplo, faltar ou tirar licenças médicas.
Além disso, diminuir a rotatividade do seu quadro de funcionários também significa um impacto positivo em seu orçamento. Não haverá necessidade de realizar recrutamentos, contratações e orientações a novos empregados. Assim você conseguirá um redução de custos.

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Otimiza os processos da clínica

Você já entendeu a importância de garantir profissionais ideais e bem engajados. Agora é necessário entender também o impacto que o endomarketing é capaz de aplicar na produtividade das equipes que eles compõe.
Fornecer motivação influencia bastante na capacidade dos empregados de serem mais producentes. Permitir que eles tenham espaço para exercer um certo grau de autonomia é uma boa estratégia. Como citado, ela irá naturalmente levá-los a enxergar o ambiente de trabalho como um local confortável, satisfatório e que funciona de maneira fluida.
O investimento no desenvolvimento pessoal, por sua vez, provoca uma melhor convivência entre os membros dos diferentes times. É essa atitude colaborativa que auxilia a equipe a ser mais consciente em relação aos desafios de sua atuação, e trazer ideias válidas de aprimoramentos para a resolução deles.
Para você, como dono ou gestor do estabelecimento, há diversas vantagens. Todos os níveis de equipes, sejam enfermeiros, técnicos ou médicos, terão autoconfiança e capacidade para solucionar os problemas do dia a dia da clínica. Além disso, todo o estabelecimento funcionará de forma mais assertiva e otimizada.
Outro benefício é que, novamente, esse tipo de ação irá se mostrar vantajoso no aspecto financeiro. Possuir profissionais engajados, com atuações bem integradas, pode gerar um aumento de lucro exponencial. Isso acontece porque sua clínica ou hospital se mostrará bem estruturada, capaz de cumprir seus propósitos e solucionar emergências com com agilidade.
A dica então é orientar o setor de RH a investir em ações de endomarketing bem embasadas. Elas devem focar no potencial individual de cada colaborador, e no estabelecimentos de uma cultura mais colaborativa. É com esse caráter de estratégia que é possível extrair o melhor da capacidade intelectual e produtiva dos seus empregados.

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Projeta uma imagem positiva

O grande erro de um gestor de hospital ou clínica é ignorar o poder de investir em funcionários. Essa é a melhor maneira de alavancar a marca do estabelecimento, e ganhar a confiança, preferência e satisfação de seus consumidores.
São os colaboradores que dão um rosto e uma voz a sua clínica. Você não será capaz de extrair uma boa atuação deles sem motivá-los por meio de uma estratégia de endomarketing. Investindo nessa tática você pode obter o benefício de torná-los cada vez mais engajados com os valores da marca do seu estabelecimento.
Por meio desse engajamento e eles terão a sensação de atuar em um local com clima positivo, otimizado e satisfatório. Então eles finalmente irão vestir a camisa da sua empresa e isso impacta de forma muito positiva na imagem da sua marca da seguinte forma:

  1. Os colaboradores vão se tornar divulgadores e propagadores do estabelecimento;
  2. Seus times irão transmitir confiança aos pacientes;
  3. Os clientes passarão a indicar os seus serviços;

A questão é que você só consegue alcançar esse objetivo por meio da motivação dos colaboradores. Isso acontece porque são eles que têm interação direta com seus clientes. A forma como essa relação se estabelece é o que irá guiar os passos explicados acima.
Os clientes tendem a confiar muito mais em quem os atende do que em departamentos de relacionamento com o consumidor. Até mais do que em você, gestor do estabelecimento. Isso acontece porque, ao sentir confiança no profissional, ele sai dali muito mais seguro de que o exame realizado, ou o tratamento receitado, foram realmente assertivos.

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Você acaba de absorver então os principais motivos para colocar o endomarketing em prática e obter resultados tangíveis. O incentivo ao desenvolvimento pessoal é, sem dúvidas, o primeiro passo para alinhar as expectativas dos funcionários com os objetivos organizacionais.
Quer conhecer formas assertivas de colocar o endomarketing em prática? Confira esse conteúdo sobre como fazer uma avaliação de potencial para extrair o melhor dos seus colaboradores!

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