Sala de jogos, videogame, geladeira com lanches gratuitos. Até que ponto os benefícios que as empresas oferecem aos funcionários podem, hoje em dia, aumentar a produtividade?
Estudos mostram que para provocar a paz profissional em um trabalhador médio, cuja jornada de trabalho chega até a 60 horas semanais, é preciso mais do que isso. Ao contrário: o longo período de dedicação ao trabalho, associado a expectativas irrealistas ou gestão despreparada, estão provocando aumento nos níveis de estresse das pessoas e queda na produtividade das empresas.
Além disso, de acordo com os pesquisadores de motivação e comportamento humano, “sistemas de pagamento condicionados tendem a minar a motivação intrínseca.” Esses incentivos artificiais, associados a expectativas de comportamento no trabalho, acabam enviando uma “mensagem” aos empregados, que os empregadores têm controle sobre o seu comportamento futuro. Ao longo do tempo, isso provoca perda de interesse na atividade. Então, ao invés de se sentir fortalecido pelo trabalho, o colaborador sente que apenas a possibilidade de uma recompensa potencial impulsiona seu comportamento, impactando negativamente na produtividade.
Há outras maneiras de aumentar a produtividade. Mas mudanças reais só ocorrem quando a administração realmente se conecta com suas equipes, de forma a concentrar energia e recursos em prol do desenvolvimento simultâneo das pessoas, como indivíduos, e da empresa.
Confira essas dicas de como melhorar a produtividade na empresa com uma cultura positiva de trabalho:
1. Crie empatia
Coloque-se no lugar do outro, procurando entender seu ponto de vista e estado emocional. Isso auxilia o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.
Procure apoiar e dar suporte a todos os membros da equipe. Nenhum incentivo artificial pode substituir o modo como você trata as pessoas no ambiente de trabalho.
2. Reconheça e agradeça
Reconhecimento faz a diferença para colaboradores que se comprometem e dão o melhor de si em seu trabalho. Ganhar respeito vale tanto quanto ganhar um bônus no final do mês. É edificante para o indivíduo ver como seu trabalho impacta a visão da empresa sobre ele.
Demonstrar respeito e gratidão é um sinal de inteligência emocional. Afinal, a concorrência não precisa ser destrutiva: há pleno espaço para que reconhecimento, gratidão e a produtividade coexistam entre os membros da equipe.
3. Estimule a criatividade
É importante sim ter processos estruturados, mas engessá-los a ponto de limitar a confiança dos colaboradores em assumir riscos positivos afeta negativamente a produtividade. Equipes com liberdade para exercer a criatividade se tornam emocionalmente comprometidas e se sentem mais otimistas para impactar seu trabalho de forma real.
4. Crie sinergia
Funcionários engajados são molas propulsoras da inovação, pois sentem uma conexão real com a organização. Direcione os esforços e trabalho dos colaboradores, ajude-os a entender a organização como um todo, promova integração entre as equipes e crie sinergia para atingir os resultados almejados. Promova alinhamento entre as metas pessoas e das equipes para garantir que todos estejam remando na mesma direção, rumo ao sucesso.
5. Espalhe positividade
Grande parte das empresas tem sérias dificuldades para gerir pessoas. As organizações perdem em eficácia, eficiência e, em última instância, perdem lucratividade por problemas de relacionamentos e/ou de liderança. Para engajar os colaboradores e alcançar maior produtividade, as pessoas precisam atuar em um ambiente positivo.
Inspire em todos as pessoas o senso de trabalho em equipe e responsabilidade para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Como um organismo vivo, cada setor da empresa corresponde a um sistema e os colaboradores podem ser comparados aos órgãos ou células. Quando todos desenvolvem adequadamente sua função e atividades, com comprometimento e sinergia, o corpo funciona de forma saudável e oferece o melhor de si.
Construa uma cultura de trabalho baseada na empatia, na gratidão e no respeito.