Muitos profissionais que estão chegando no mercado de trabalho, que procuram por recolocação ou até mesmo buscam um emprego ideal, não têm em mente a importância de traçar um perfil profissional antes de se candidatarem a uma vaga de emprego.
No entanto, essa é uma etapa muito importante na trajetória profissional de uma pessoa, embora muitas vezes seja descartada. Conhecer a si mesmo, os desafios que pode – e se dispõe – a aceitar, suas limitações e habilidades é essencial para se traçar objetivos profissionais.
Conforme explica a ID Singular – empresa nacional especializada em soluções corporativas, quando uma pessoa não se preocupa em traçar seu perfil antes de aceitar um novo desafio profissional, ele se arrisca a ocupar um cargo, função ou vaga que talvez o atenda em um primeiro momento, mas depois de um tempo acabará deixando-o frustrado.
Mas porquê isso acontece?
Você já ouviu aquele famoso ditado popular “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”? É exatamente por isso!
Em primeiro lugar, se você busca por recolocação, pesquisa as vagas existentes no mercado mas sem preparação adequada, e “atira” para qualquer lado, talvez consiga agendar algumas entrevistas. Desses processos seletivos, talvez passe em alguns e até chegue a ser contratado por alguma empresa. O problema é que você pode não se destacar, já que a vaga não corresponde às suas melhores competências.
Em outro cenário, pode ter um bom nível de autoconhecimento e procurar pelo emprego ideal. Buscar informações sobre a empresa e a vaga dos seus sonhos, se apresentar para trabalhos – que não se encontram em classificados de jornal, porque muitas vezes nem são anunciados -, se preparar, estudar, saber quais atividades deseja desempenhar e quais desafios deseja assumir.
Se você é deste tipo de profissional, que tem uma ação proativa e não reativa, com certeza terá mais chances de passar em processo seletivo e ser contratado. A diferença é que neste caso, a possibilidade de se destacar dentro da organização e se realizar profissionalmente é muito maior.
Como traçar meu perfil profissional?
O profissional deve se estudar e entender quais suas melhores habilidades e qualidades. Desta forma, ele terá clareza para avaliar se uma oportunidade de trabalho se encaixa ou não ao seu perfil.
Traçar um perfil não é tarefa fácil, mas necessária. Isso inclui colocar no papel todas as suas expectativas profissionais e levar em conta tudo o que o trabalho representa para você – e o autoconhecimento é essencial nessa situação!