Como os games podem ampliar os resultados da sua empresa

Quando falamos em gamificação, rapidamente associamos aos jogos com diversão e lazer. No entanto, os games têm ganhado cada vez mais espaço no mercado corporativo, auxiliando, de forma interativa, nos processos de liderança e gestão, além de colaborar com o cumprimento de objetivos específicos e a solução de problemas mais complexos.

Os chamados Games Corporativos (também conhecidos como Processos de Gamificação) são pensados de acordo com o perfil e a necessidade de cada empresa. A ID Singular é especialista em desenvolver projetos personalizados, com o foco em ampliar os resultados e melhorar a performance de pessoas e equipes, mantendo-os motivados.

Mas como isso funciona?

Sabemos que uma equipe motivada tende a apresentar maiores resultados. E todo mundo sai ganhando por isso. De acordo com uma pesquisa feita com promotores de vendas da Trade Marketing Solution (TMS), a utilização de jogos corporativos aumentou seus resultados em venda em até 20%.
Isso porque um dos pontos centrais da Gamificação é engajar os colaboradores em atividades realizadas em seu dia a dia, sem sair de sua realidade. E, para isso, nada melhor que um jogo, que envolve cooperação, paciência, criação e, claro, diversão.

Muitas vezes, esses games podem simular o ambiente de trabalho e, a partir daí, serem repensadas estruturas e visões da empresa e dos próprios funcionários. A intenção é fazer com que os “jogadores” participem dos processos de projetos, expondo ideias, sugerindo melhorias e resoluções, sendo parte de um todo e tornando o cotidiano mais prazeroso.

Os Games podem auxiliar, também, no gerenciamento da carreira dos funcionários, por meio de auto avaliações e de feedbacks, que levam cada um a repensar suas ações e se esforçar para aperfeiçoar conhecimentos e crescer enquanto profissionais.

Quais seus benefícios?

A ID Singular selecionou três benefícios que apontam porque adotar os jogos dentro da estratégia corporativa:

  1. Auxiliam a identificar soluções para problemas complexos

Sabe aquele ditado: duas cabeças pensam mais do que uma? É um pouco assim que funciona também com os Games Corporativos. A partir do momento em que os funcionários membros de uma mesma equipe se juntam para jogar e, assim, encontrar soluções para diversas questões que envolvem o grupo, a tendência é que surjam ideias brilhantes, que se complementam oferecendo melhores resultados. Assim, a comunicação, colaboração e interação entre as pessoas também tende a melhorar significativamente;

  1. Motivam a equipe, trabalhando a criatividade e a capacidade de inovar

Criatividade, raciocínio e inovação sempre estão presentes em qualquer jogo. E com os Games Corporativos não seria diferente. Os funcionários se sentem motivados e, consequentemente, buscam mais conhecimento para interagir e chegar aos objetivos do jogo, propiciando decisões mais conscientes;

  1. Promovem a empatia, levando em consideração o ponto de vista de clientes, usuários e colegas de trabalho

Mais do que falar e sugerir ideias, é muito importante também saber ouvir. Uma empresa que ouve seus colaboradores tende a compreender com mais clareza de onde partem os erros e acertos, podendo, assim, criar estratégias para desenvolver o que é produtivo e trabalhar no que ainda é pouco satisfatório.

Para quem os Games Corporativos são indicados?

O uso dos Games Corporativos pode beneficiar as empresas como um todo, independentemente do tamanho ou quantidade de colaboradores. Todas as pessoas e organizações, principalmente em um mercado competitivo, estão em constante crescimento e usar ferramentas que aliam conhecimento e prática é um passo maior no caminho do desenvolvimento.

Superando desafios

O setor de gestão de pessoas normalmente é o responsável por identificar alternativas para o desenvolvimento de competências de seus colaboradores, alinhadas às necessidades e desafios encontrados por cada empresa.

Muitas vezes, os treinamentos convencionais oferecidos por diversos setores aliam conhecimento e teoria, deixando o desafio funcional para a prática do dia a dia. Com os Games Corporativos, as competências de cada colaborador são desenvolvidas e testadas em um ambiente que simula situações parecidas com àquelas vividas no cotidiano e que permitem, a partir das dificuldades encontradas, a construção de novos comportamentos, estratégias e ideias para superá-las.

Você está pronto para esse desafio? Fale com um consultor da ID Singular e veja como o sucesso é possível, com um projeto personalizado para a sua empresa.

Gostou das dicas? Leia também: “4 motivos para trabalhar sua criatividade todo dia”.

Levamos a sua privacidade a sério

A ID Singular mantém-se fortemente empenhada e comprometida na gestão, no monitoramento e na conformidade legal e regulatória de todas as suas atividades de tratamento de dados pessoais, sejam elas desempenhadas diretamente pela companhia ou por parceiros, operadores de dados pessoais.

Todos os funcionários e parceiros operadores de dados pessoais estarão submetidos aos princípios de privacidade e proteção de dados estabelecidos no Código de Ética e Conduta, na Política Corporativa de Privacidade e nas demais normas setoriais que versarem sobre o tema, em conformidade com todos os princípios e regras de proteção de dados previstos na legislação brasileira.

A Data Protection Officer da ID Singular é Sabrina Alcici. Se você possui qualquer dúvida ou reclamações sobre como tratamos o seu dado pessoal, por favor, contate nossa Data Protection Officer no endereço lgpd@idsingular.com.br.

Se você deseja exercer seus direitos de acessar, retificar, deletar ou se recusar ao tratamento de seus dados pessoais, envie um e-mail para: lgpd@idsingular.com.br

Política de privacidade ID Singular