Coach ou consultor de negócios: qual a melhor alternativa para a minha empresa?

Empreender e ter o próprio negócio não é fácil. Além das atividades principais, existem inúmeras áreas de apoio que demandam atenção e exigem habilidades ou conhecimentos específicos para funcionarem bem, de forma integrada com o restante da organização, direcionando esforços para o alcance dos objetivos.

Sendo assim, se deparar com entraves ao crescimento ou com problemas de gestão é bastante comum. E quando isso acontece, é necessário contar com o apoio de um profissional capacitado, certo?

Recorrer a um coach ou consultor de negócios é uma alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Ambos são profissionais que possuem as competências necessárias para cumprir esse papel e têm capacidade para analisar um empreendimento e levá-lo a uma estratégia de aprimoramento. Porém, você saberia dizer quais são as especificidades na atuação de cada um que os torna diferentes? E qual a melhor alternativa para a sua empresa?

A principal diferença entre eles está na metodologia. Neste conteúdo você irá entender as características específicas da abordagem tanto do consultor de negócios quanto do coach. Quer entender esses conceitos para definir a opção que melhor se enquadra na necessidade específica da sua empresa? Fique atento a seguir!

O que o consultor de negócios oferece?

O consultor de negócios se trata de um profissional com especialização em gestão empresarial. Ele cumpre o papel de analisar o contexto de um negócio e então apresentar a solução que deve ser implementada pela empresa. Para isso, esse profissional tem como principal recurso seu conhecimento acadêmico e sua experiência profissional.

O consultor atua de forma mais direta e pontual. De acordo com o contexto do empreendimento, ele aplica seu know how para identificar oportunidades e formas de alcançá-las, ou encontrar falhas e entender como transpô-las. A partir daí, o especialista compõe uma solução de direcionamento estratégico baseada no objetivo da empresa.

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A abordagem do consultor de negócios consiste na transferência de conhecimento. Ele compartilha seus estudos, sua proposta, e então fornece orientações, aconselhamentos e direções que devem ser seguidas pelo negócio. Muitas vezes, também participa da implementação dessa solução.
O trabalho do consultor de negócios envolve então:

  • avaliação contextual do negócio
  • determinação da meta;
  • construção da estratégia;
  • apresentação da solução;
  • implementação da solução.

O que o coach de negócios proporciona?

O Coaching de negócios, ou Management Coaching, é um processo. O coach realiza sessões em conjunto com os gestores, para identificar gargalos ou entraves ao desenvolvimento da empresa. O foco é melhorar a performance. As ferramentas e técnicas usadas são pensadas, principalmente, para fazer um diagnóstico preciso e descobrir o que se passa internamente na organização.

Muitas vezes, o coach de negócios é acionado quando a organização identifica um sintoma, mas ainda não sabe ou não tem certeza das causas e efeitos do problema. Essa é a  principal diferença do processo de coaching para a atuação do consultor de negócios.

O coach toma consciência dos problemas que a organização está enfrentando, e, então, se aprofunda nessas questões para identificar suas causas,  levando em conta todos os aspectos que englobam a organização. Após desvendar o que exatamente está gerando o problema, o processo permite construir soluções eficazes e elevar a organização a um novo patamar.

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O trabalho do coach de negócios é conceber essa soluções em conjunto com a empresa e para o bem da empresa. Para isso, o coaching apresenta um outro diferencial indispensável, que é o fato de levar em conta as características específicas e exclusivas de cada organização.

Os coaches de negócios são altamente treinados e certificados para realizar essa análise e interpretação, considerando a cultura organizacional, seus pontos fortes e fracos. As técnicas utilizadas são comprovadamente eficientes, prevêem resultados alcançáveis e mensuráveis para os negócios. Sua metodologia possui fundamentação em neurociência, psicologia, programação neurolinguística, andragogia, etc.

Quando devo optar por cada um?

Agora que você entendeu a diferença nas metodologias do coach e do consultor de negócios, sem dúvidas já possui maior clareza sobre qual desses profissionais a sua empresa precisa, certo? Ainda assim vale a pena levar em conta alguns aspectos para tomar uma decisão ideal e realmente efetiva.

O consultor de negócios é uma boa opção para empresas que possuam problemas pontuais e que já têm clareza deles. Ou seja, no caso de a corporação ter a necessidade ou a intenção de trazer um conhecimento específico para um setor da empresa, sanar uma demanda ou alcançar uma meta. Um exemplo seria uma organização que possui dificuldades em precificar seu produto ou serviço. Neste caso, a empresa deve contratar um consultor de negócios para alinhar a composição desse valor.

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Já o coaching de negócios é ideal para os casos em que o gestor da empresa está percebendo os sintomas de um impasse, mas ainda não foi capaz de desvendar a causa do problema. Por exemplo, imagine que uma empresa apresenta uma boa taxa de lucratividade mas, ao mesmo tempo, não possui recursos para investir em sua estratégia de crescimento.

Sendo assim, algo certamente está impactando a gestão financeira do empreendimento. Este é um problema cuja causa precisa ser desvendada, e engloba o contexto geral da organização. Então, um coaching de negócios é a opção ideal.

Ou seja, ambas as opções são soluções igualmente eficazes e capacitadas para levar uma empresa a ter melhores resultados. O que vai variar, de fato, é o tipo de demanda que a empresa precisa sanar. Para decidir por qual optar, observe se a organização precisa resolver uma questão específica, ou se se trata de um sintoma que ainda precisa ser desvendado avaliando o contexto geral.

Agora você tem o conhecimento necessário para começar a nortear sua decisão entre contratar um coach ou um consultor de negócios. Sendo assim, vale a pena continuar se aprofundando na metodologia utilizada por eles.

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