A competição não é invenção do mundo moderno, ela faz parte do instinto humano. Na infância, queremos ter os melhores brinquedos, na escola, ser o melhor aluno da turma. E quando chega a hora de encarar o mercado de trabalho ela já faz parte da nossa vida.
É certo que em algum momento da vida todos temos que competir. Seja por uma vaga na universidade, um emprego ou uma promoção na empresa. E você pode até se perguntar: a competição não nos ajuda a crescer e elevar nossas estratégias? Sim. A competição em níveis saudáveis pode ser até boa para o crescimento das pessoas. Principalmente no mundo corporativo.
O problema é quando a competição vira obsessão e a pessoa se afunda em um eterno jogo de disputa pelo poder, até mesmo nas situações cotidianas. Ela deixa de ser saudável e passa a ser predatória. De acordo com a ID SINGULAR, o excesso de competição fica ainda mais evidente dentro das corporações.
Muito por causa da competitividade natural do mercado de trabalho, uma pessoa precisa demonstrar empenho, qualificação e resultados para garantir seu emprego, e tudo isso pode gerar uma certa disputa.
Mas se essa competição sai do controle, toda a empresa pode sofrer as consequências. Os resultados podem ficar comprometidos e a equipe desmotivada.
Competição x Cooperação
Alguns profissionais defendem a ideia de que a rivalidade no âmbito corporativo é benéfica. Mas a verdade é que a busca por espaço e poder pode levar ao excesso de competitividade e impactar no resultado coletivo negativamente.
É preciso entender que a abundância da competição gera o aumento do individualismo e a falta de cooperação. E a competição só pode ser saudável quando proporciona oportunidades de crescimento para toda a equipe.
Por isso, muito se fala da importância de se desenvolver um espírito de cooperação superior ao de competição. Afinal, o equilíbrio entre cooperar e competir é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
Mas quais seriam os valores cooperativos vitais para um bom trabalho em equipe?
- União de forças para superar as dificuldades e obstáculos no dia a dia dentro das corporações;
- Cooperar e saber produzir em equipe;
- Trabalhar na busca por suas metas tendo em vista também os objetivos da equipe;
- Ter visão coletiva e valorizar a participação de toda a equipe;
- Saber se comunicar com assertividade, sabendo ouvir e entendendo as necessidades dos colegas de trabalho;
- Saber compreender e se adaptar à personalidade de cada um dos colegas da equipe;
- Respeitar a diversidade;
- Ser compromissado com seu trabalho, com a empresa e com sua equipe;
- Ter uma atitude positiva e se comportar com simpatia;
- Ser humilde e saber avaliar os vários lados de uma mesma história;
- Cultivar bons relacionamentos, criando uma rede de apoio em sua equipe;
- Desenvolver empatia e equilíbrio emocional para lidar com momentos de tensão.