Competências gerenciais nos gestores públicos: por que é preciso desenvolver?

Entenda por que a profissionalização e formação de gestores públicos é uma questão emergente

A crescente competitividade do mercado tem demandado, cada vez mais, o envolvimento e a colaboração efetiva de líderes e profissionais que possam agregar valor às organizações, tornando-as mais ágeis perante as mudanças e mais competitivas. A consequência disso é a necessidade também crescente de investimentos em formação, capacitação e qualificação dessas pessoas; as competências gerenciais tornam-se fundamentais.

No setor público, não é diferente. Há uma crescente demanda por parte da sociedade brasileira, que espera que a administração pública seja capaz de desenvolver e implementar melhorias na prestação de serviços públicos.  O processo de globalização e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação trouxeram à tona importantes questões sobre o papel do Estado e também sobre as políticas públicas necessárias para promover a competitividade do país, num mundo cada vez mais integrado.

Esses movimentos e mudanças “obrigam” as organizações públicas a modernizar suas práticas de gestão e adotar modelos eficientes e eficazes; a definir estratégias para torná-las abertas às inovações e com capacidade de adaptar-se rapidamente. E isso passa por uma análise crítica de suas práticas de desenvolvimento de gestores e pela necessidade de capacitação e qualificação.

Por isso, a profissionalização e formação de gestores públicos é uma questão emergente nesse processo de transformações; estratégia essencial para o desenvolvimento do setor. Inclusive, o desenvolvimento de competências na esfera Federal está previsto no Decreto 5.707/2006, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). Este decreto legitima a gestão de pessoas por competências como elemento estratégico na administração pública federal e ressalta a necessidade de “adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual”.

Desenvolvimento de competências de gestores

Para pensar no desenvolvimento de competências de gestores, é necessário falar sobre o processo de aprendizagem. No setor público, a aprendizagem ainda é ligada apenas aos espaços formais de transmissão do conhecimento, utilizando o treinamento tradicional, baseado na imagem do professor como expositor e transmissor de um determinado conteúdo.  Entretanto, o processo de aprendizagem também é social e baseado em práticas. Acontece no dia a dia e no trabalho, a partir das experiências, das interações e das relações. No cotidiano, os indivíduos também criam conhecimento, ressignificando o seu “agir” e “estar” no mundo. Em uma organização, o processo de aprendizagem envolve compreender o que está ocorrendo no ambiente externo e interno e definir novos comportamentos que comprovam a efetividade do aprendizado. Organizações que aprendem se adaptam melhor às mudanças.

Por isso, para atingir resultados efetivos, as ações de formação, capacitação e desenvolvimento de competências precisam ser mais amplas e impactar não só os profissionais individualmente, mas o ambiente como um todo. É preciso atuar sobre a administração pública e seus gestores, desenvolvendo uma cultura de capacitação adequada à realidade, de forma a transformá-los em gestores inovadores, com visão empreendedora, capazes de perceber e agir sobre o mundo ao redor, de promover e liderar as mudanças necessárias para o desenvolvimento, de exercer a criatividade para resolver problemas, de entender e se comprometer com os interesses institucionais; de ajudar os demais a se envolverem com esses interesses; de planejar as atividades, tomar decisões e saber administrar recursos.

Gestores são os agentes da transformação. Investindo no desenvolvimento de suas competências gerenciais, conduzirão as mudanças no sentido da evolução.

Pesquisar

Categorias:

Ultimos Posts:

plugins premium WordPress

Levamos a sua privacidade a sério

A ID Singular mantém-se fortemente empenhada e comprometida na gestão, no monitoramento e na conformidade legal e regulatória de todas as suas atividades de tratamento de dados pessoais, sejam elas desempenhadas diretamente pela companhia ou por parceiros, operadores de dados pessoais.

Todos os funcionários e parceiros operadores de dados pessoais estarão submetidos aos princípios de privacidade e proteção de dados estabelecidos no Código de Ética e Conduta, na Política Corporativa de Privacidade e nas demais normas setoriais que versarem sobre o tema, em conformidade com todos os princípios e regras de proteção de dados previstos na legislação brasileira.

A Data Protection Officer da ID Singular é Sabrina Alcici. Se você possui qualquer dúvida ou reclamações sobre como tratamos o seu dado pessoal, por favor, contate nossa Data Protection Officer no endereço lgpd@idsingular.com.br.

Se você deseja exercer seus direitos de acessar, retificar, deletar ou se recusar ao tratamento de seus dados pessoais, envie um e-mail para: lgpd@idsingular.com.br

Política de privacidade ID Singular

Assessment

Assessment

Consultoria em

Gestão de Pessoas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec cursus orci in neque aliquam, at pharetra orci laoreet. Sed nec tempor purus. Phasellus efficitur mollis aliquet. In ut finibus risus. Proin porta mattis diam, in lobortis risus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. 

Academia

De Liderança

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec cursus orci in neque aliquam, at pharetra orci laoreet. Sed nec tempor purus. Phasellus efficitur mollis aliquet. In ut finibus risus. Proin porta mattis diam, in lobortis risus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. 

Comportamento

Gestão

Estratégia

Desenpenho

Liderança

Comunicação

Inovação