Dicas para evoluir as técnicas de negociação do seu time de vendas

Quer ver o seu time de vendas alcançando resultados extraordinários? Então está na hora de investir nesses colaboradores e apostar em técnicas de negociação mais atualizadas e singulares!

Jose Luiz Bichuetti, um estudioso da área de gestão de pessoas, citou que “empresas não compram; pessoas compram!”. Será que os membros do seu time de vendas tem esse fato em mente?

São capazes de enxergar as necessidades específicas de cada comprador? Personalizar esse atendimento é indispensável para garantir êxito e melhorar os resultados de forma tangível. Cabe a você começar a aprimorar essa mentalidade! Vamos abordar a seguir algumas atitudes que vale a pena incentivar nos colaboradores, fique atento.

Treine o vendedor para personalizar o atendimento

Um estudo analisado por Steve W. Martin, estrategista de vendas, abordou as razões pelas quais os vendedores não fecham um negócio. Segundo ele, a razão para o insucesso das vendas era completamente ligada um aspecto das técnicas de negociação. É o fato de focar em necessidades específicas de cada cliente.

Saiba como melhorar o desempenho das vendas

Para ver sua equipe de vendas evoluindo e convertendo, é preciso pensar no principal responsável pelo sucesso desse processo: o comprador. Há diversos níveis de relação que podem ser estabelecidos entre esse indivíduo e o vendedor. Porém, dentre eles há um que é o ideal: aquele em que o vendedor se torna um “consultor de confiança”, que fornece conselhos nos quais o comprador confia (e os segue!).

Ainda é comum ver vendedores falhando em explicar, com clareza, como aquela compra vai beneficiar o comprador. Nestes casos, os profissionais se baseiam em argumentos rasos. Principalmente, eles nem sempre agregam para a decisão do cliente. Desta forma, eles se sentem pressionados, desconfortáveis e até inseguros. Tudo isso ainda é agravado quando eles têm a sensação de que o vendedor quer apenas faturar.

É preciso reformar essa maneira de lidar com compradores e consumidores. Acima de tudo, as chances de sucesso de uma venda estão diretamente ligadas à uma capacidade específica do profissional. No caso, se trata da habilidade de personalizar seu atendimento para mostrar para o cliente ele que realmente pode alcançar seu objetivo com a compra. Essa visão é ainda mais necessárias quando se trata de produtos de maior valor agregado.

SPIN Selling: como alcançar o sucesso em vendas de alto valor agregado

Em sua análise, Martin comenta que “Há um ponto de equilíbrio em que o comprador respeita a convicção dos vendedores e não se sente ofendido pela insistência deles, o que possibilita o desenvolvimento da relação. (…) o objetivo do vendedor é falar a língua do comprador (em nível industrial, técnico e funcional) a fim de transformar um cético em alguém que acredita”.

Sendo assim, treine sua equipe no sentido de desenvolver a capacidade individual de seus membros em entender e lidar com as particularidades. Com isso, será possível atingir aquilo que motiva cada pessoa a tomar a decisão de compra.

Incentive a busca por inteligência emocional

Você está ciente de que a inteligência emocional é uma das categorias que contribui para melhorar a habilidade de profissionais com técnicas de negociação? Essa afirmação corrobora com os argumentos de um estudioso da área de psicologia empresarial, Tomas Chamorro-Premuzic, em seu artigo sobre os traços de personalidade dos bons negociadores.

Qual o papel da liderança nos resultados da empresa

O autor constatou a existência de diversas pesquisas que abordam esse fator. Ele cita alguns dos motivos que levam a isso. Sendo assim, a inteligência emocional:

  • permite que uma pessoa induza estados de humor positivos naqueles com quem estão negociando, o que deixa o outro mais contente com a conclusão desse processo;
  • promove a satisfação com os aspectos subjetivos que o resultado gera;
  • abre espaço para que o vendedor tenha autocontrole e seja carismático ao lidar com esse processo de cativar o cliente que, por vezes, pode ser estressante;
  • torna o vendedor mais consciente de si e mais capaz de ter empatia, o que gera uma visão mais crítica da situação e lhe concede melhor desenvoltura na negociação.

Por esse motivo, pode fazer toda a diferença buscar programas de treinamento específicos para essa área. As técnicas de negociação só funcionam se forem verdadeiramente assimiladas e incorporadas pela equipe. Desenvolver inteligência emocional é uma ótima tática para garantir o sucesso da implementação dessas abordagens mais atualizadas.

Agora que você já tem todo respaldo necessário para propor essas atualizações e aprimoramentos na gestão do time de vendas, conheça um pouco sobre uma das formas mais eficazes de aplicar essa tática. Confira esse conteúdo sobre o coaching como um aliado na busca pelo aumento de performance!

Pesquisar

Categorias:

Ultimos Posts:

plugins premium WordPress

Levamos a sua privacidade a sério

A ID Singular mantém-se fortemente empenhada e comprometida na gestão, no monitoramento e na conformidade legal e regulatória de todas as suas atividades de tratamento de dados pessoais, sejam elas desempenhadas diretamente pela companhia ou por parceiros, operadores de dados pessoais.

Todos os funcionários e parceiros operadores de dados pessoais estarão submetidos aos princípios de privacidade e proteção de dados estabelecidos no Código de Ética e Conduta, na Política Corporativa de Privacidade e nas demais normas setoriais que versarem sobre o tema, em conformidade com todos os princípios e regras de proteção de dados previstos na legislação brasileira.

A Data Protection Officer da ID Singular é Sabrina Alcici. Se você possui qualquer dúvida ou reclamações sobre como tratamos o seu dado pessoal, por favor, contate nossa Data Protection Officer no endereço lgpd@idsingular.com.br.

Se você deseja exercer seus direitos de acessar, retificar, deletar ou se recusar ao tratamento de seus dados pessoais, envie um e-mail para: lgpd@idsingular.com.br

Política de privacidade ID Singular

Assessment

Assessment

Consultoria em

Gestão de Pessoas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec cursus orci in neque aliquam, at pharetra orci laoreet. Sed nec tempor purus. Phasellus efficitur mollis aliquet. In ut finibus risus. Proin porta mattis diam, in lobortis risus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. 

Academia

De Liderança

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec cursus orci in neque aliquam, at pharetra orci laoreet. Sed nec tempor purus. Phasellus efficitur mollis aliquet. In ut finibus risus. Proin porta mattis diam, in lobortis risus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. 

Comportamento

Gestão

Estratégia

Desenpenho

Liderança

Comunicação

Inovação