O primeiro acordo que afirmou a igualdade de princípios entre homens e mulheres foi assinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945. No entanto, até os dias de hoje as mulheres precisam mostrar seu valor e provar que são tão eficientes quanto os homens no mundo dos negócios.
Em março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Então, nada mais justo do que usar a data para falar sobre o crescimento da presença feminina nos altos cargos de liderança. Afinal, essa tem sido a principal luta das mulheres nos últimos anos.
A capacidade de liderança das mulheres é cada vez mais reconhecida no mundo corporativo. Um estudo divulgado pelo Journal of Applied Psychology, por exemplo, diz que é uma tendência que as mulheres ocupem cargos altos no mercado de trabalho.
Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Duke (EUA), aponta que as mulheres que ocupam cargos executivos são vistas como melhores líderes do que os homens, além de conduzir melhor seus relacionamentos profissionais do que os líderes do sexo masculino.
Todos esses estudos colocam em evidência toda a competência do sexo feminino, seja para liderar, para lidar com conflitos, ou trabalhar sob pressão. Só que com uma pequena diferença: elas ainda fazem isso com muito charme!
No mundo do Coaching não poderia ser diferente. Conforme explica Vanessa Alcici, co-fundadora da ID SINGULAR, as mulheres detém uma fatia de 60% do mercado no Brasil e fazem parte do time que mais busca por essa formação. Talvez porque as mulheres sejam encorajadas pelo Coaching a enfrentar o mercado cada vez mais conscientes de suas potencialidades e necessidades.
De certa forma, o Coaching também as auxilia a encontrar equilíbrio para conciliar vida pessoal, filhos, família e muitas outras demandas com suas carreiras – em qualquer área. O processo utiliza ferramentas, técnicas e conhecimento de várias ciências como a administração, psicologia, gestão de pessoas e planejamento estratégico para proporcionar uma vida mais equilibrada, promover autoconhecimento, aumento da autoestima, autoconfiança e inteligência emocional.
Por isso, o Coaching é cada vez mais uma alternativa, tanto para mulheres que querem crescer profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho, quanto para as que desejam tornar-se agentes dessa transformação na vida de outras.
As conquistas das mulheres pelo merecido espaço deve ser comemorada. Mas ainda há muito a conquistar! As mulheres merecem viver seus poderes, paixões e talentos, da maneira que sempre sonharam, seja como líderes, mães, filhas, amigas e esposas.
Gostou do texto? Acesse o Blog da ID Singular e leia mais!