Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e ávido por resultados, mudar e adaptar-se às novas tendências é condição básica para a sobrevivências das organizações. E isso impacta diretamente as pessoas e a sua gestão.
Então, como conduzir as pessoas adequadamente no sentido da transformação e da inovação?
O comportamento das lideranças é determinante para viabilizar mudanças bem sucedidas, tanto para apontar as direções quanto para engajar as pessoas no processo. Os líderes devem ser capazes de direcionar as pessoas e inspirá-las, atribuindo empoderamento para que protagonizem seus papéis com naturalidade no processo de mudança e, também, promovendo o senso de equipe.
Para se comprometerem com a mudanças, os times devem ser estimulados a estabelecer uma forte conexão administrativa e ter uma visão clara e positiva da mudança, alinhada com a estratégia da organização. O líder precisa, portanto, garantir uma comunicação clara em todos os níveis, deixando claros os objetivos de cada etapa da mudança.
Motivação e engajamento
Processos de mudanças são, quase sempre, difíceis. Por isso, reconhecer conquistas é fundamental para manter a motivação e engajamento das pessoas.
A partir da consolidação das etapas do processo de mudança, é importante apresentar os ganhos, incentivando a produção de mais mudanças até que todos vejam os resultados.
A maioria dos insucessos na implantação de um processo de mudança está relacionada à liderança; o gerenciamento é delegado, às vezes, por méritos técnicos do gestor e não por suas habilidades de gestão do processo ou de pessoas.
O líder deve ser/estar preparado para a gestão das mudanças, agindo, inspirando e engajando. Quanto mais engajamento houver, mais bem-sucedido será o processo. Só assim é possível promover um ambiente favorável à colaboração.