A transformação da gestão pública passa pelo conhecimento

A gestão pública brasileira contemporânea, cada vez mais, vem adotando discursos e práticas gerenciais típicas do mundo corporativo. Criatividade, postura empreendedora, inovação gerencial, gestão por resultados, contratos de gestão, gestão por competências são alguns dos conceitos e técnicas que aderem ao vocabulário e cotidiano das diversas instâncias da administração pública.

Não é de se surpreender. Em um mundo cada vez mais exigente, é esperada a adequação do serviço público às melhores práticas de gestão. Melhorar a prestação de serviços e atender ao nível de exigência da sociedade em relação ao atendimento são desafios da administração pública; requer uma gestão de excelência, com políticas e práticas de gestão de pessoas que estimulem a produtividade e contribuam com o engajamento do servidor e seu comprometimento com a eficiência e a eficácia.  Afinal, em qualquer organização, os resultados dependem basicamente das pessoas que nela trabalham.  

Essa percepção da importância das pessoas para as organizações tem impulsionado a administração pública no sentido de gerir melhor o capital intelectual e suas formas de atuação na busca por resultados, seja por meio de desenvolvimento gerencial, avaliação de desempenho individual, gestão de conhecimento e competências, entre outras.

Sendo assim, investir em formação, treinamento e desenvolvimento de equipes e gestores públicos do setor tem sido a alternativa mais efetiva para atingir o objetivo de otimizar a gestão e transformar as organizações. É uma forma de possibilitar que as lideranças assimilem as novos conceitos e estratégias atuais e  adequem os conhecimentos obtidos para as particularidades de suas rotinas de trabalho, tornando processos e prestação de serviços mais eficientes e eficazes.

Cursos e treinamentos reduzem lacunas de competências, promovem a prática de valores da organização e auxiliam no desenvolvimento gerencial, estimulando o interesse das pessoas e aumentando a capacitação e as habilidades técnicas ou intelectuais.

As instituições públicas que investem em cursos e treinamentos melhoram o relacionamento interno e externo, além de formar profissionais mais qualificados para desempenhar suas funções e enfrentar novos desafios impostos pelo ambiente.

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