Como engajar os colaboradores a contribuírem para a satisfação do cliente

Você está ciente da íntima relação que a satisfação do cliente tem com a construção de uma reputação positiva para a sua empresa?

Empreendedores de sucesso têm em mente o quanto é importante se dedicar a construir uma imagem positiva e coerente de sua marca. Porém, pode ser um grande desafio gerir esse aspecto do seu negócio.

Se pararmos para analisar, clientes satisfeitos, que veem uma empresa com bons olhos e defendem a marca, são indispensáveis para que a marca seja divulgada, para que seus produtos ou serviços sejam os favoritos do mercado e, consequentemente, construa reputação e autoridade em seu segmento de atuação. Mas fica a pergunta: como deixar os clientes satisfeitos e concretizar esse cenário?

Os grandes responsáveis por isso são as pessoas que atuam na empresa. Principalmente aqueles colaboradores que se encontram na linha de frente, no atendimento ao cliente.

Está na hora de começar a se engajar com esse fator importantíssimo para a prosperidade do seu negócio. Confira a seguir dicas realistas sobre como investir na satisfação do cliente a partir do capital humano da sua empresa!

Instrua os colaboradores a cumprirem com as expectativas do cliente

A satisfação do cliente tem íntima relação com a forma como a empresa promete lidar com problemas e com quais garantias ela oferece para o cliente. Mais do que isso, nada fornece mais segurança e confiança para um consumidor do que o histórico da empresa na resolução desses problemas.

O consumidor de hoje é extremamente conectado e bem informado. Essas pessoas levam muito em conta os casos de quem obteve experiências sensacionais com uma empresa. Da mesma forma, procuram saber como os clientes que tiveram problemas foram atendidos. Ou seja, esse é um perfil que se importa em saber a que nível uma empresa está disposta a chegar para sanar demandas do público, e para reconhecer e consertar seus erros.

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Porém, diversos diretores, líderes e gestores erram ao pensar em estratégias mirabolantes para lidar com essas situações. Quando se trata de atendimento ao cliente, os consumidores não desejam nada muito além do mínimo. O que essas pessoas querem é que o básico seja feito, porém com com o máximo de qualidade.

Que suas dúvidas sejam sanadas e que as soluções sejam apresentadas aos seus problemas, com agilidade. Esse tipo de abordagem tem uma capacidade muito maior de fidelizar um cliente do que, por exemplo, mascarar um atendimento mal planejado com brindes.

Esse atendimento tem um papel de protagonista no estabelecimento da satisfação do cliente e, consequentemente, na reputação da empresa. E isso depende de pessoas. Para conseguir entregar o essencial com qualidade, você precisa contar com uma equipe na qual confia de olhos fechados.

Estimule as equipes a vestirem a camisa da empresa

Por que tantos gestores negligenciam o treinamento e desenvolvimento dos responsáveis por garantir a satisfação do cliente, ou seja, os colaboradores? Compor uma equipe confiável e disposta a vestir a camisa da empresa depende diretamente do estabelecimento de um clima de sinergia no ambiente de trabalho. Para isso, é preciso disseminar a cultura da empresa entre as pessoas que a compõe.

Porém, atente-se: apresentar um padrão de atendimento a ser decorado, por exemplo, não é uma ação eficaz para engajar suas equipes e alavancar a reputação da sua marca. Na verdade, empreendedores de sucesso indicariam buscar uma estratégia mais avançada; uma abordagem que permita que os colaboradores criem uma identificação verdadeira com a empresa. Uma vez que esses profissionais estabelecem essa conexão, eles têm o principal necessário para realizar um trabalho excepcional no contato direto com os clientes. Mas, como alcançá-la?

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A dica é buscar equiparar objetivos, ou seja, alinhar os objetivos pessoais e individuais de cada colaborador com os objetivos da organização. Por meio dessa conformidade, os funcionários vão estar melhor conectados com a cultura da empresa e com a atuação que exercem. Aumenta, assim, o nível de comprometimento e sinergia. A partir disso, transmitir uma boa imagem para o público por meio de seu trabalho será apenas uma das vantagens garantidas para o seu negócio.

Com essa estratégia, há grandes chances de esses profissionais se tornarem até mesmo divulgadores da empresa e propagadores de sua marca. Por exemplo, em uma conversa informal, se alguém faz declarações negativas sobre uma empresa, e há um colaborador dela presente, fazer com que essa pessoa defenda e empresa com unhas e dentes é um grande diferencial aos olhos de qualquer consumidor. Afinal, essa atitude traz muito mais credibilidade na prática do que qualquer tipos de promessa feita pela corporação.

Invista no desenvolvimento pessoal dos funcionários

Como você viu, uma vez que a sintonia entre os objetivos dos colaboradores e da empresa estiverem garantidas, os profissionais estarão muito mais motivados a entregarem um bom atendimento e colaborarem para a satisfação do cliente. Porém, será que esses profissionais sabem identificar essas metas individuais?

Para conseguir o equilíbrio entre o negócio e as pessoas que o compõem, é necessário que cada colaborador tenha capacidade de fazer esse levantamento. Antes de mais nada, todo profissional precisa ter em mente uma perspectiva para o futuro e uma meta para alcançar, algo para motivá-lo e movê-lo. Com esse norte, sem dúvidas ele será mais capaz de concretizar uma identificação com as perspectivas da corporação.

Como impactar seus resultados agindo sobre as pessoas

Entretanto, por mais que esse desenvolvimento pessoal seja importante e necessário, é normal que profissionais altamente capacitados e experientes negligenciem essa reflexão. É por esse motivo que você deve investir no potencial dessas pessoas, e incentivar o autoconhecimento como parte do processo de alinhamento de objetivos.
Não tenha dúvidas do quanto essa abordagem pode impactar positivamente no seu negócio.

Os ganhos do empreendimento ao investir em seus profissionais são inúmeros, e se apresentam tanto em nível quantitativo quanto qualitativo.

A satisfação dos colaboradores como indivíduos aprimora seu desempenho individual e em equipe. Com isso eles poderão desenvolver suas competências e, sem dúvidas, vão contribuir significativamente para a satisfação do cliente. Até mesmo porque funcionários com visão e propósito são muito mais capazes de entregar melhores resultados.

Sendo assim, fica claro que investir nos colaboradores é um ponto chave para que sua empresa se tornar ainda mais renomada e conceituada.
Que tal começar agora mesmo a investir na construção de um cenário benéfico para o crescimento e sucesso do seu empreendimento? Utilize essas informações e implemente uma estratégia baseada em fortalecer e aproveitar o potencial do capital humano da sua empresa!

O próximo passo é encontrar uma metodologia personalizada de treinamento e uma estratégia eficaz que atenda às características do seu empreendimento. Confira esse post sobre a gamificação como uma ferramenta para potencializar os treinamentos via EAD!

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