A assertividade é uma das habilidades mais valorizadas no meio corporativo. Um líder capaz de se comunicar de forma assertiva tem grandes chances de envolver as pessoas e conseguir motivá-las. Por isso, profissionais que almejam se destacar profissionalmente devem se preocupar com a forma como estão se comunicando.
É possível identificar se você adota um comportamento assertivo na sua rotina de trabalho. Também é possível, com algumas dicas básicas, que você melhore a maneira como se relaciona com quem está a seu redor. De acordo com a ID SINGULAR, quando você melhora sua maneira de se comunicar, várias áreas da sua vida são impactadas positivamente.
Para isso é preciso se atentar para algumas regrinhas básicas do comportamento assertivo. Veja:
- Entenda os outros: sinta como as pessoas ao seu redor se comunicam e como elas são mais facilmente acessadas. Entenda isso e facilite a troca de informações entre vocês;
- Ouça de verdade: fique atento aos sinais que seu corpo envia durante uma conversa. Seus gestos, olhares e postura podem denunciar uma possível desatenção. Ouça com os ouvidos e com o corpo;
- Adeque seu modo de se expressar: atenção ao tom de voz e expressões utilizadas no tratamento com as pessoas. Expressões físicas e faciais podem passar uma mensagem diferente da que você deseja enviar. Fique atento também aos sinais que seu corpo dá. Seu corpo demonstra se a conversa está agradando ou não;
- Estude o momento certo de se pronunciar: falar no momento errado acaba comprometendo a eficiência da sua mensagem. Estude a hora certa de falar, aprenda a sentir o momento ideal;
- Seja sincero, claro e objetivo: não fique fazendo rodeios. Enrolar na conversa não é uma boa estratégia e ainda aumenta as chances de ruídos na sua comunicação. Mas não confunda objetividade com agressividade, falta de educação ou falta de respeito;
- Tenha argumentos: uma boa comunicação é cercada de argumentos válidos. Dados técnicos, domínio de informações e boa capacidade de diálogo;
- Seja solícito e busque melhorar sempre: gentileza e conhecimento não fazem mal a ninguém!
- Use as emoções o seu favor: especialistas afirmam que pessoas bem-humoradas conseguem se comunicar melhor. E um pouco de humor não faz mal a ninguém, não é mesmo? Fale com entusiasmo! Demonstrando que acredita no que está dizendo, você criará envolvimento com sua mensagem e ficará mais fácil de aglutinar as pessoas ao seu redor;
- Tenha autoestima e autoconfiança: reconheça seu próprio valor e se manifeste sempre com segurança sobre suas opiniões e ponto de vista. Mas tenha em mente que estamos o tempo todo aprendendo, por isso tenha humildade em reconhecer que não sabe tudo;
- Por fim, saiba expor sua opinião de forma respeitosa, mas se estiver seguro sobre seus argumentos, não se preocupe com a opinião alheia!