Mas o que significa ser assertivo na comunicação? Para responder, a ID SINGULAR, explica porque a assertividade está tão valorizada no mercado de trabalho atual e como é possível trabalhar seu comportamento para alcançar uma postura assertiva.
O que é a Comunicação Assertiva?
De acordo com a Psicologia, o indivíduo assertivo é aquele que expressa segurança ao agir e se comporta de maneira firme. Ele se comunica com empatia e sensibilidade, mesmo demonstrando decisão em suas palavras. A assertividade está ligada ao comportamento e postura de uma pessoa, na forma como ela se expressa – verbal e não verbalmente -, em sua comunicação interpessoal e intra-pessoal.
Você já deve ter conversado com alguém, um amigo talvez, que afirmava que a vida estava ótima e que seus planos estavam de vento em popa, embora seus ombros estivessem caídos e sua testa franzida (sua postura fazia parecer que nem mesmo ele acreditava no que dizia!). Esse é um clássico exemplo de falta de assertividade. Nesse caso, as atitudes e postura do seu amigo são incoerentes com o próprio discurso.
A característica mais marcante da assertividade é a transparência. Transparência na hora de se comunicar e de expor intenções e opiniões. Por isso, dizemos que uma comunicação assertiva consegue passar uma mensagem com clareza, de forma dinâmica e respeitosa. Seu foco é transmitir uma informação de modo que todos os receptores sejam capazes de entender.
Um comportamento assertivo se distingue em muito de um comportamento agressivo. Por vezes, as pessoas confundem clareza e objetividade com agressividade ou falta de sensibilidade. Não é esse o caso. O ponto-chave da comunicação assertiva é a empatia.
Colocar-se no lugar do outro para transmitir mensagens, ideias e opiniões de forma direta e objetiva, mas cultivando o respeito e a sensibilidade em saber que se está lidando com outro ser humano, seus sentimentos e emoções. Uma dica é olhar nos olhos do outro, falar calmamente, transmitindo confiança e credibilidade.
Outra ideia que se contrapõe à assertividade é a passividade. O completo oposto de quem se comunica de maneira clara e eficaz é alguém que esconde suas opiniões e ideias por medo ou falta de tato com conflitos. Mas o que vemos na maioria das vezes é uma comunicação sem clareza que evolui para um conflito, já que deixa a cargo do ouvinte a interpretação que lhe convém no momento.
Um indivíduo que se expressa de forma assertiva demonstra que está apto a desenvolver relacionamentos interpessoais produtivos, tem inteligência social e grandes chances de conquistar a colaboração das pessoas que o rodeiam.
Gostou do texto? Leia também: “Coaching: um grande aliado na busca pelo aumento de performance”.