Planejar o uso do seu tempo a curto, médio e longo prazo traz benefícios diversos. Entenda como a proatividade permite que você alcance desde pequenas conquistas pessoais até grandes projetos de vida.
Você anda se perguntando como pode aproveitar melhor o seu tempo? Sente que a rotina vem te impedindo de se dedicar a coisas que são significativas e gratificantes para você? A proatividade é a resposta para solucionar esse impasse!
Ser proativo consiste em agir antecipadamente. Porém, você não deve se precaver apenas pensando em evitar problemas. Pelo contrário, você deve, principalmente, se planejar para realizar conquistas. É esse tipo de comportamento que faz com que as pessoas proativas sejam mestres de suas rotinas e consequentemente, tornem-se mais realizadas.
Quer ser uma pessoa mais proativa? Confira as dicas a seguir para para colocar em prática o princípio da proatividade enquanto planejamento!
Diminuindo as influências das distrações
Quando foi a última vez que você gastou seu tempo livre com alguma coisa planejada que te permitisse concluir uma conquista ou sentir orgulho de si mesmo?
No dia a dia, é muito fácil nos entregarmos ao impulso de fazer qualquer coisa que possa nos distrair. E, claro, ter momentos em que sua mente fica desligada é muito benéfico. Porém, esses momentos de descontração podem te impedir de ser produtivo se você deixar que as diversas demandas que surgem ao ser redor te influenciem com muita frequência.
Autoconhecimento: como usá-lo para impactar a vida pessoal e profissional?
Se distrair, muitas vezes, é uma atividade que traz recompensas momentâneas e pouco significativas. Em pouco tempo, você já sente que precisa se distrair novamente para renovar aquele ganho intangível que, na realidade, é ilusório. Com isso, você se afasta da proatividade e perde a chance de estar ativo no processo de guiar a sua rotina.
Portanto, treine a si mesmo para focar em finalizar tarefas importantes e produtivas. E não se trata apenas de obrigações que você precisa cumprir no trabalho! Pense também em outras atividades que você gosta de realizar e que te fazem treinar suas habilidades. Por exemplo, escrever um artigo, ler sobre um novo tema, trabalhar em um projeto de design.
Independente do que for a tarefa, se direcione e se comprometa a executá-la diariamente. Isso vai te garantir conquistas reais, benéficas e, principalmente, intencionais. Os ensinamentos que você irá absorver com essa mudança de rotina vão fazer com que você seja capaz de aplicar a produtividade e todos os aspectos da sua vida.
Otimizando seus objetivos
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ser mais proativo é ter clareza de qual é o seu próximo passo. Por exemplo, com certeza você tem um sonho para o seu futuro, certo? Pode ser comprar um carro, uma casa, uma chácara, fazer uma reforma, uma viagem, ou até mudar de cidade. Independente do que seja, com certeza você almeja concretizar um projeto maior, como um desses, na sua vida.
Sendo assim, se pergunte. Você realmente trata essa meta como prioridade? É recorrente que as pessoas procrastinem tomar atitudes para alcançar seus objetivos e culpem a rotina por isso. Mas a proatividade é uma escolha, e aplicar ela na sua rotina não requer nada muito além de um planejamento.
Serendipity: saiba como condicionar sua mente a te aproximar de seus objetivos
Para viver com proatividade você precisa ser antecipatório. Partindo desse princípio, pense: todo grande projeto pode ser dividido em etapas. Essas, por sua vez, pode ser esmiuçada em tarefas menores. Você já parou para pensar que os seus dias podem ser preenchidos por essas pequenas tarefas?
Mesmo que você precise de um longo período de tempo para vencer cada etapa e se aproximar da concretização do seu sonho, você saberá constantemente que algo está sendo feito intencionalmente para isso. Por isso, realizar um grande sonho pouco a pouco, e a longo prazo, tem tanto mérito quanto as pequenas conquistas.
Usando seu tempo de forma inteligente
Como você deve saber, a proatividade tem muita relação com a capacidade de antecipar, evitar e resolver problemas. É exatamente por isso que ela se encontra tão atrelada ao planejamento. Se você quer aplicar proatividade na sua vida, você precisa planejá-la.
Ao longo deste conteúdo você conferiu dicas de atitudes, atividades e tarefas e de uma mentalidade que vão otimizar sua vida. Agora, é preciso parar para pensar sobre o tempo que você deve separar para cada uma dessas tarefas.
Você pode considerar o uso do tempo a nível diário, semanal ou em um prazo mais longo, dependendo de qual for o objetivo. O importante é estabelecer horas específicas para a realização de tarefas construtivas, para o trabalho, para o lazer, e demais componentes da rotina.
4 dicas para lidar com a dificuldade de aprendizagem e atingir um objetivo acadêmico
Dentro de cada um desses momentos, lembre-se que as pequenas atitudes também podem ser planejadas. Separa um tempo específico para responder seus e-mails no trabalho, por exemplo, e evite se perder nas horas deixando que outras obrigações se acumulem.
Além disso, certifique-se de que haja constância na realização do seu planejamento. É com essa mentalidade que você realmente se torna capaz de adquirir os ganhos da proatividade a curto, médio e longo prazo.
Gostou das dicas sobre proatividade que foram compartilhadas neste conteúdo? Vale a pena refletir sobre cada uma delas e, principalmente, se comprometer em aplicá-las na prática. Lembre-se que ser proativo é uma decisão, e que você pode tomá-la a qualquer momento. Além disso, tenha sempre em mente que todo planejamento pode ser flexível e adaptável, basta ter constância em sua realização.