Gamificação: a chave para potencializar os treinamentos via EAD

Os treinamentos corporativos ministrados à distância ganharam espaço no mercado nos últimos anos. Mas, não foi ao acaso que as corporações descobriram no e-learning uma maneira prática e eficiente de treinar seus colaboradores. As soluções educacionais online foram aprimoradas e hoje oferecem benefícios comprovados, e uma das estratégias, que surgiu como forma de melhorar a experiência de ensino e qualidade de aprendizagem no ambiente EAD foi a gamificação.

De acordo com a ID Singular, os games corporativos e educacionais levam os profissionais ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades singulares de forma inovadora. Isso porque, o processo de gamificação utiliza técnicas e mecânicas de jogos para resolver problemas práticos e ou despertar engajamento, levando os participantes a pensarem como um ambiente de jogo para criar soluções de maneira inovadora, motivadora e divertida.

Ou seja, a gamificação relaciona jogos que podem aparecer em diversos formatos, como metáforas, imagens, animações e vídeos para fazer com que os participantes do treinamento tenham mais interesse pelo que está sendo apresentando. No entanto, as bases da gamificação vão muito além de jogos. Ela está pautada em práticas pedagógicas que tornam as aulas mais atraentes para os alunos, melhorando o engajamento e proporcionando resultados mais relevantes e satisfatórios para a aprendizagem.

Para as empresas que precisam fornecer treinamento e manter seus funcionários atualizados, a parceria entre o e-learning e gamificação é bastante funcional. Juntos, os métodos usam ferramentas tecnológicas e interativas para despertar o interesse das pessoas e motivá-las a adquirir cada vez mais conhecimento.

Os games corporativos da ID Singular, por exemplo, são desenvolvidos sob medida, por meio de um projeto personalizado, de acordo com o perfil e a necessidade de cada empresa.

A gamificação por meio de plataforma EAD

Por meio de plataforma personalizada, é possível criar conteúdo interativo para treinamentos virtuais nas mais diversas áreas de conhecimento como liderança, vendas, produtividade, negociação, atendimento e muitas outras. Com a adição de elementos simples na plataforma EAD, como um temporizador, atividades lúdicas ou uma linguagem especial, é possível transformar a experiência de aprendizado do aluno.

Acompanhe três exemplos de como isso é possível:
Gratificação/recompensa
As plataformas podem ser personalizadas e oferecer recompensas por desempenho. As conquistas podem aparecer em forma de emblemas, pontos e achievements (realizações) para quando os “jogadores” realizarem determinadas ações dentro do game. Essas recompensas podem ser compartilhadas entre amigos e criam uma boa sensação de competição.
Por mais que o jogador não ganhe nada além dos pontos virtuais, esse tipo de incentivo faz com que ele renda muito mais no ambiente de estudo. Só o fato de “ganhar” os pontos já é uma forma eficaz de manter o engajamento, afinal, nada melhor do que ser recompensado pelas suas conquistas. É uma sensação gratificante e engajadora!

Quiz/teste
O suspense é uma das técnicas clássicas para “prender” a atenção das pessoas. Se nos filmes é assim, nos jogos não seria diferente. Por isso, na plataforma de EAD, é possível desenvolver quizzes, testes ou narrativas misteriosas – atividades que quando agregadas a um temporizador levam adrenalina e transmitem senso de urgência para o game corporativo.

Conexão/engajamento
Trabalhando com uma plataforma personalizada é possível criar uma conexão de linguagem com os alunos. Por exemplo, se a sua empresa atua no setor automobilístico, porquê não usar uma linguagem personalizada durante o treinamento, com termos relacionados a corridas de carros no qual os funcionários e tutores se comportam como se fossem pilotos? Esse tipo de técnica torna a experiência de aprendizagem mais rica e deixa o conteúdo pessoal, mais voltado para o jogador.

Viu como a gamificação pode potencializar os resultados dos treinamentos corporativos? Ficou alguma dúvida? Fale com um consultor da ID Singular e peça detalhes sobre um projeto personalizado para a sua empresa.

Levamos a sua privacidade a sério

A ID Singular mantém-se fortemente empenhada e comprometida na gestão, no monitoramento e na conformidade legal e regulatória de todas as suas atividades de tratamento de dados pessoais, sejam elas desempenhadas diretamente pela companhia ou por parceiros, operadores de dados pessoais.

Todos os funcionários e parceiros operadores de dados pessoais estarão submetidos aos princípios de privacidade e proteção de dados estabelecidos no Código de Ética e Conduta, na Política Corporativa de Privacidade e nas demais normas setoriais que versarem sobre o tema, em conformidade com todos os princípios e regras de proteção de dados previstos na legislação brasileira.

A Data Protection Officer da ID Singular é Sabrina Alcici. Se você possui qualquer dúvida ou reclamações sobre como tratamos o seu dado pessoal, por favor, contate nossa Data Protection Officer no endereço lgpd@idsingular.com.br.

Se você deseja exercer seus direitos de acessar, retificar, deletar ou se recusar ao tratamento de seus dados pessoais, envie um e-mail para: lgpd@idsingular.com.br

Política de privacidade ID Singular