Quem nunca se pegou tentando responder a pergunta: “qual é mesmo seu estilo de liderança?”. Essa não é uma tarefa fácil, já que nos últimos anos as teorias e manuais acerca dos tipos e estilos de liderança se multiplicaram. Junto a cada novo modelo apresentado a promessa de inovação e eficiência. Com cada modelo ultrapassado, a frustração de quem tentou pertencer ao seleto grupo de vencedores que fazem a diferença nas corporações.
Mas será que você realmente precisa encontrar um modelo para tentar se encaixar? A ID SINGULAR, acredita no poder da Liderança Autêntica – que não é mais um modelo ou estilo de liderança, mas uma decisão.
A Liderança Autêntica se baseia em uma abordagem da Psicologia Positiva para promover o bem-estar.
Essa abordagem é alimentada por ensinamentos de antigos filósofos gregos e dois preceitos básicos:
“Conhece-te a ti mesmo” e “Aceite-se” – ou seja, não tente ser quem você não é.
A palavra “autêntico” é definida como algo que é verdadeiro, legítimo e genuíno. Você acertou se imaginou que um Líder Autêntico é aquele que não tenta parecer o que não é. Sabemos que não existe um botãozinho para mudar de personalidade quando bem desejamos. Não há como passar oito horas do dia sendo uma pessoa e as outras 16 sendo outra. Pode acontecer, se você se esforçar muito, mas uma hora as pessoas vão perceber e deixarão de confiar em sua sinceridade.
E o que faz de um Líder Autêntico tão especial?
Ele é verdadeiro em relação aos seus valores, talentos e propósitos! Abraça a causa de fazer do “mundo” um lugar melhor – mesmo que esse mundo seja, em um primeiro momento, sua esfera de convivência.
Um Líder Autêntico age com verdade e inspira as pessoas a serem o que elas têm de melhor. Ele agrega valor aos seus liderados e desperta neles o desejo de fazer e pertencer a algo maior. Aliás, ele é um mestre em gerar propósitos e conseguir conectar a equipe na busca por eles! Como resultado consegue pessoas autossuficientes, que acreditam em sua própria mudança e desenvolvimento, que se engajam e trabalham com amor.
Esse líder faz suas obras com amor (lembre-se, um líder é líder o tempo todo e em tudo que faz) e, conectado com um propósito maior, desenvolve a capacidade de ressignificar os problemas que tem de enfrentar, como críticas, por exemplo.
Os reflexos são visíveis na empresa
Os Líderes Autênticos conduzem uma missão focada em resultados, lideram com o coração e são capazes de colocar os objetivos da organização à frente de seus próprios interesses.
De acordo com Bill George, autor do livro “Authentic Leadership: Rediscovering the Secrets of Creating Lasting Value”, ex-presidente da Meditronic e um dos atuais propulsores dos estudos neste campo, “o Líder Autêntico une as pessoas ao redor de um propósito compartilhado e lhes dá autonomia para assumir as responsabilidades, liderar de forma autêntica e assim gerar valor a todos os acionistas”.
Como resultado consegue inspirar o melhor das pessoas e engajar os colaboradores a pensar e agir estrategicamente, visando resultados sustentáveis e a longo prazo.
Preciso de quais habilidades para ser um Líder Autêntico?
Autoliderança e autoconhecimento: conhecer a si mesmo, ter consciência da sua existência e de sua presença (na vida das pessoas, em uma organização, no universo), entender seus pontos fortes, emoções, necessidades, pontos vulneráveis e como acolher suas áreas de dificuldade – mostrando sua identidade real para os seus seguidores.
Clareza, transparência e capacidade de demonstrar vulnerabilidade (o que é diferente de fraqueza!). Assumir sua vulnerabilidade significa que você é ciente que não sabe todas as coisas, que precisa de ajuda, de auxílio. É ter humildade para pedir ajuda e assumir o que não sabe. A partir disto, envolver e acolher as capacitações das outras pessoas da equipe e que você não tem.
Não ter medo de mostrar emoções e de se conectar com os colaboradores. Desenvolver uma comunicação direta e respeitosa, com franqueza e empatia.
Autocuidado: manter bons hábitos e cuidar da saúde. Cultivar uma boa energia vital (fruto do cuidado com o corpo, a saúde emocional, bem-estar, e dos relacionamentos cultivados). Nossas emoções se transformam em decisões que direcionam nosso destino, por isso, devem estar alinhadas – e a energia vital tem que estar plena para isso.
As dimensões de um líder autêntico são: buscar propósitos com paixão; praticar valores sólidos; liderar com o coração; cultivar relacionamentos duradouros e desenvolver autodisciplina.
Em tese, para ser um Líder Autêntico você precisa conhecer a si mesmo e seus objetivos, para inspirar quem está ao seu redor. Conhecendo seu potencial e real capacidade, buscará pessoas que complementam suas habilidades para formar uma equipe múltipla e eficiente. Assim nascem grandes propósitos, líderes genuínos e equipes brilhantes!