4 motivos para um gerente de produção investir em inteligência emocional

Para prosperar como gerente de produção, você só precisa possuir experiência, pré-requisitos técnicos e inteligência, certo? Segundo os conceitos de inteligência emocional, a resposta é não.

Essas competências provavelmente te levaram a ser selecionado para o cargo. Porém, sozinhas, elas não garantem que você será um bom líder e demonstrará um bom desempenho. Para prosperar, você precisa desenvolver sua inteligência emocional.

Entenda a seguir as principais razões que permitem que o quociente emocional seja um catalizador do seu sucesso!

1) Tornar-se um guia

Se você já teve contato prévio com o conceito de inteligência emocional, certamente já percebeu sua íntima relação com os aspectos emocionais das relações sociais. Atente-se a isso. O desenvolvimento de habilidades com essa característica afeta diretamente a qualidade da sua liderança.

Uma das primeiras questões destacadas pelos princípios da inteligência emocional como um de seus  componentes é a empatia. Neste caso, ela se trata da capacidade de entender o ponto de vista das outras pessoas.

Os resultados de uma pesquisa realizada por Silvana Helal Nascimento, mestre em psicologia da saúde, apontaram questões interessantes sobre esse tema. Seu estudo foi realizado em uma empresa de médio porte. Dentre os trabalhadores, 85% atuava nos setores de produção. Os resultados de Nascimento propuseram que líderes empáticos são mais capazes de conduzir seu time.

Essa afirmação se faz verdadeira porque, quando você sabe usar as informações emocionais dos funcionários, você é capaz de guiá-los tanto em direção aos objetivos pessoais, quanto para as necessidades da indústria em que atuam.

2) Construir uma sociabilidade sólida

Você, como gerente de produção, é a figura que gera consenso. Para isso, você precisará ser capaz de entender as diferentes óticas presentes na sua equipe. E é aí que se encaixa também outro alicerce da inteligência emocional, que é a habilidade social.

Esta habilidade é bem mais complexa do que aparenta. A inteligência emocional considera que ela consiste no uso da cordialidade e da simpatia como uma ferramenta. Seu objetivo final é conduzir o outro para a direção que você deseja.

Como impactar seus resultados agindo sobre as pessoas

Gestores como você tem a função de delegar tarefas que devem ser feitas por outras pessoas. Se você precisa que esse trabalho seja bem feito, é preciso unir as capacidades de sociabilidade e empatia para levar os funcionários por esse caminho.

3) Aprimorar a habilidade de liderança

Um gerente de produção precisa ser capaz de guiar uma equipe a ser coesa e estabelecer uma comunicação mais efetiva, concorda?

Sobre este ponto, é importante destacar o conceito de autocontrole. Diferente das já citadas, esta é uma habilidade interna. Ela também é um dos alicerces da inteligência emocional, além de ser uma ótima ferramenta para desenvolvimento da capacidade de liderança.

Um indivíduo que possui autocontrole é capaz, por exemplo, de não se abalar com possíveis erros ou problemas que surgirem ao longo dos processos da indústria. No seu caso, isso poderia auxiliar a dar soluções, delegar tarefas e apresentar feedbacks de forma mais efetiva.

Ao se comunicar sem influência de sentimentos e impulsos, você transmite confiança. Além disso, o uso da inteligência emocional também leva a criação de um ambiente de trabalho que dispõe espaço para relações harmoniosas entre os membros da equipe. Desta forma, é possível reduzir rivalidades e incentivar a produtividade.

Essa sinergia pode ser alcançada então se você, como líder, for capaz de unir suas habilidades externas, como o autocontrole, com habilidades emocionais, como empatia e sociabilidade. Sua integridade pode ser uma verdadeira força organizacional.

4) Entregar resultados para a empresa

Outro componente da inteligência emocional é a capacidade de autoconsciência. Quando você é uma pessoa autoconsciente, você entende quais são suas forças, fraquezas, necessidades e impulsos.

Administre o estresse em situações de pressão e aumente sua performance

Isso faz com que você consiga ter um equilíbrio ao lidar com as suas emoções. Afinal, você poderá entender como cada sentimento afeta você, as pessoas a sua volta e, consequentemente, seu desempenho profissional.

Se você investir em se tornar um profissional autoconsciente, você será extremamente mais capaz de entregar bons resultados na indústria em que atua. Você passará a:

  • planejar seu tempo de uma forma realista para que suas tarefas sejam feitas antecipadamente;
  • ignorar frustrações em momentos de grande exigência e focar em ser construtivo;
  • dedicar-se ao trabalho por saber que isso faz parte de um valor ou meta previamente estabelecido;
  • expressar-se com precisão e abertamente;

Todas essas atitudes baseadas na autoconsciência, e somadas aos ganhos trazidos pelas demais habilidades citadas, podem permitir que você, como gerente de produção, entregue resultados cada vez melhores.

Agora que você já entendeu o quanto a inteligência emocional pode aprimorar sua atuação como gerente de produção, está na hora de buscar uma melhor liderança. Lembre-se de investir nos conceitos apresentados (empatia, sociabilidade, autocontrole e autoconsciência).

Aproveite para continuar esse aprofundamento sobre o tema da liderança. Confira esse post sobre porque você precisa se preocupar com oratória para ser um grande líder.

plugins premium WordPress

Assessment

Assessment

Consultoria em

Gestão de Pessoas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec cursus orci in neque aliquam, at pharetra orci laoreet. Sed nec tempor purus. Phasellus efficitur mollis aliquet. In ut finibus risus. Proin porta mattis diam, in lobortis risus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. 

Academia

De Liderança

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec cursus orci in neque aliquam, at pharetra orci laoreet. Sed nec tempor purus. Phasellus efficitur mollis aliquet. In ut finibus risus. Proin porta mattis diam, in lobortis risus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. 

Comportamento

Gestão

Estratégia

Desenpenho

Liderança

Comunicação

Inovação

×