Como impactar seus resultados agindo sobre as pessoas

Já se perguntou qual o ativo mais importante de sua empresa? O que há de mais valioso:  maquinário, equipamentos, carros?

Nada disso é tão importante quanto as pessoas. Sem elas, não há como operar máquinas, gerir processos, prestar serviços, atingir metas, gerar resultados. A inteligência artificial e a tecnologia evoluem, processos são automatizados, mas nada substitui o verdadeiro motor que dá vida às empresas: gente. Por isso, pessoas são o ativo mais importante das organizações, e devem ser tratadas como tal.

Existem inúmeras barreiras que dificultam o desenvolvimento e manutenção de equipes de alto desempenho. Uma delas, é que líderes nem sempre encaram seu capital humano como ativo, e essa postura influencia a cultura da empresa e a atitude de seus gestores. Há um despreparo das organizações para gerir e investir em seu pessoal.

Gerir gente de forma eficaz é saber atrair, recrutar, selecionar, contratar, reter, motivar, avaliar desempenho, remunerar, reconhecer o comprometimento…. e também ter políticas de desenvolvimento de pessoal. Talentos existem; entretanto, é preciso saber não só identificá-los, como também “poli-los”, desenvolvê-los. Muitas vezes, as pessoas que as empresas precisam para enfrentar desafios estão dentro delas mesmo, “escondidas”.  

Vivemos em um mercado altamente dinâmico, o que aumenta a necessidade de transformações. O ambiente corporativo exige das empresas desenvolvimento constante. E isso inclui o desenvolvimento de seus integrantes, unindo os recursos humanos com estratégias de negócios, transformando informação em inteligência de mercado e otimizando tempo, investimento e procedimentos.

Desenvolver pessoas proporciona crescimento à empresa, pois fornece uma base sólida de capital intelectual, que é um dos aspectos que mais influencia no valor de uma organização e até mesmo no fortalecimento de sua marca.

Alguns teóricos defendem que o desenvolvimento de pessoas é um conjunto de experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional. Engloba também o crescimento pessoal do empregado e visa à carreira futura — e não apenas ao cargo atual. Ou seja: esse processo vai além dos aspectos técnicos ou operacionais relacionados ao trabalho; envolve uma evolução pessoal acompanhada da capacitação profissional. Por isso, o desenvolvimento de pessoas implica em autoconhecimento: quanto mais se desenvolve um potencial, mais se adquire domínio sobre habilidades e limitações.

Grande parte das pessoas ainda não possui consciência de seus talentos e, da mesma forma, de seus limites. Se nem mesmo as pessoas se conhecem, como as organizações poderão saber que estão cheias de talentos ou de pessoas certas para encarar desafios e crescimento? Por isso, o desenvolvimento de pessoas deve possibilitar atingir um patamar superior de autoconhecimento em todos os níveis hierárquicos da empresa. Somente líderes e gestores bem resolvidos, pessoal e profissionalmente, poderão formar colaboradores realizados e conscientes de seu papel.

Para impactar positivamente os resultados das empresas, portanto, é preciso investir no ingrediente principal do seu negócio: as pessoas. Quer atingir resultados positivos e duradouros em sua empresa?

Isso só é possível com gente motivada e engajada, comprometida com suas tarefas, metas e com os objetivos organizacionais.

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