Você é um ser singular; toda pessoa é. Mas será que você tem o autoconhecimento necessário para impactar as diversas áreas da sua vida de forma positiva? Está na hora de investir nessa singularidade e tirar proveito de seus benefícios.
Seja em suas reflexões individuais, nos seus relacionamentos interpessoais ou no momento de gerir a sua empresa, conhecer-se pode fazer toda a diferença. Quer entender quais são e como utilizar as vantagens do autoconhecimento? Fique atento a seguir.
Invista em desenvolver inteligência emocional
A inteligência emocional se trata da sua capacidade de acessar, perceber e processar emoções. Por meio de uma gestão inteligente dessas questões, uma pessoa pode atingir bons níveis de crescimento emocional e intelectual. Certamente você gostaria de adquirir esses níveis para atuar melhor como ser humano e como profissional, certo?
Não é para menos. Possuir ou não essa capacidade diz muito sobre a sua relação consigo mesmo e demanda autoconhecimento. Então, se você deseja ter um olhar mais objetivo sobre si mesmo, é uma boa ideia separar um momento para focar na observação dos seus pensamentos e sentimentos.
O ideal é fazer isso sem partir para julgamentos ou interpretações precoces. É desta maneira que você pode aprender a controlar seus impulsos mais recorrentes, e evitar interferir ou controlar coisas que, na verdade, estão fora do seu domínio.
Esse aprendizado é aplicável em diversas situações do seu dia a dia, e a capacidade de autocontrole, assim como o autoconhecimento, é um outro pilar da inteligência emocional. Além disso, ela também permite que você passe a ter uma visão mais empática sobre contextos variados, resultando em vivências e resultados mais satisfatórios.
Aplique o autoconhecimento em relacionamentos interpessoais
Como você pôde observar, o autoconhecimento, aliado às demais bases da inteligência emocional, proporciona diversas mudanças na sua forma de pensar. É por esse mesmo motivo que essa competência também pode impactar e aprimorar a forma como você estabelece relações com outras pessoas.
Se reconhecer como indivíduo muitas vezes está profundamente conectado com a percepção das suas diferenças em relação ao próximo. Porém, você consegue perceber que, sem uma identidade coletiva, você não seria capaz de identificar sua singularidade?
É por esse motivo que a individualidade e a coletividade andam de mãos dadas. É também por esse fato que o autoconhecimento afeta sua performance no meio coletivo.
Se você for capaz de perceber, por exemplo, que você tende a performar uma autocobrança excessiva, a níveis intangíveis, e buscar modificar isso, é assertivo que o autoconhecimento te permitirá realizar uma mudança e ter empatia ao lidar com outras pessoas. Sendo assim, ao entender a existência sua da autocobrança, você perceberá que não é possível exigir atitudes igualmente intangíveis das pessoas que te cercam. Essa lógica também pode servir para diversos outros aspectos da convivência.
Desenvolva liderança a partir da singularidade
Tratamos das influências do autoconhecimento no âmbito individual e no coletivo, a nível de relacionamento. Agora é hora de falar sobre sua influência na gestão de empresas.
Um dos primeiros grande benefícios proporcionados por essa competência é o fato de que um líder que se conhece profundamente, possui uma linha de pensamento muito mais original e, claro, confia nela. Você pode se destacar e se mostrar um líder inovador exatamente por não se basear em modelos previamente existentes e, muitas vezes, já antiquados.
Além disso, o autoconhecimento te faz entender que você, além de confiar no seu potencial, pode levar os gestores e colaboradores a seguir a sua deixa. Ele te leva a ser mais participativo e influenciador, no sentido de guiar aquelas pessoas para o caminho do sucesso próprio, por saber que isso resultará no sucesso da organização.
Organizações se beneficiam com o aprimoramento de suas líderes
O resultado de todo esse investimento é que, a cada argumento, decisão e atitude inovadora apresentado por você, seu legado estará sendo construído. Ou seja, se autoconhecendo, você se torna um líder melhor e ainda inspira outras pessoas a serem engajadas com a sua organização. Seus gestores e colaboradores se mostrarão cada vez mais interessados e autônomos ao assumir suas responsabilidades. E, por fim, você ainda gerará uma atmosfera mais saudável, fluida e de qualidade no ambiente da empresa.
Ficou clara para você agora a importância do autoconhecimento? Então, tenha em mente a partir de agora que sua identidade é singular, e você tem o poder de influenciar positivamente todos os aspectos da sua vida. Busque descobrir e entender essa singularidade.
Quer continuar absorvendo conhecimentos que pode melhorar suas habilidades? Confira esse conteúdo sobre qual o papel da liderança nos resultados da empresa.